top of page

II JORNADA CIENTÍFICA DO PONTAL

WhatsApp Image 2019-03-22 at 13.33.44.jp

     A II Jornada Científica é uma iniciativa do Programa de Educação Tutorial do curso de Ciências Biológicas (PET BIO PONTAL). O evento será realizado nos dias 20, 21 e 22 de maio de 2019 na ICENP/UFU campus Pontal, em Ituiutaba-MG, com o objetivo de reunir os/as estudantes de todos os cursos da universidade vigente, como também os discentes do Instituto Federal do Triângulo Mineiro – campus Ituiutaba (IFTM) e da Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG), bem como a comunidade interessada. A temática central do evento esse ano é '' Meio Ambiente e Cultura: Estratégias para a conservação na sociedade contemporânea''.

cats.jpg
cats.jpg

Anais da II Jornada Científica do Pontal

Anais da I Jornada Científica do Pontal

CRONOGRAMA

DOCUMENTOS

Caderno

EDITAL SUBMISSÃO DE RESUMOS

Caderno

RESULTADO SUBMISSÃO DE MINICURSOS

MODELO DE APRESENTAÇÃO ORAL

Caderno

LISTA DE PROGRAMAS OFICINA

MINICURSOS

1. PANCS: uma alternativa de alimentação saudável e sustentável

As PANCS (Plantas Alimentícias Não Convencionais) como alimento funcional tem papel fundamental em nosso organismo devido aos nutrientes presentes, além de serem uma ótima alternativa para uma alimentação adequada, saudável e responsável. O minicurso pretende apresentar diferentes receitas para degustação, enfatizando a importância dessas plantas na alimentação.

Ministrantes: Amanda Silva de Oliveira e Gabriela Eliza Santos

2. Sinalizando trilhas: confecção e instalação de placas de sinalização direcional e educativa

As trilhas, desde antes do Império Romano até o século 19, foram a principal forma de transporte dos povos. Atualmente, a sinalização de trilhas é uma ferramenta de conservação por promover atividades de recreação e educação ambiental dentro de UCs e é capaz de trazer conhecimento científico à sociedade contemporânea de forma a estreitar a relação com o meio ambiente, motivando cuidado e pertencimento. Este minicurso objetiva manifestar este conhecimento através da confecção de placas de sinalização com sua posterior instalação no Parque Municipal do Goiabal, a única área verde urbana e pública de Ituiutaba, encontrado em abandono, por ausência de informação dinâmica e interativa que levou à sua desvalorização.

 

Ministrantes: Calebe da Silva Dutra, Danila Gabriela Bertin, Henrique Aguiar de Oliveira

3. As veredas e sua importância na bioconservação do cerrado tijucano

A grande heterogeneidade do Cerrado juntamente com sua já avançada idade geológica traz mistérios e processos únicos, sendo uma delas as veredas que destacam-se com formações areníticas em seus chapadões, relevos tabuliformes e depressões com um leque de importância ambiental. Além disso, sendo mais conhecidas como "caixa d’água do Cerrado”, elas têm um grande papel no equilíbrio ecológico das espécies originárias deste domínio. Este minicurso tem como objetivo discutir a conservação de veredas no Triângulo Mineiro, analisar sua caracterização enquanto componente da fisiologia paisagística e geográfica, assim como sua relevância biológica na conservação das espécies e o fluxo de genes de forma a conscientizar a comunidade de seu quadro geral.

 

Ministrante: Patricia Inague Moretti

4. Moldando culturas: a história através da cerâmica

Para quem tem interesse em explorar outras culturas e colocar a mão na massa, aqui você será capaz de conhecer um pouco mais de uma arte milenar, a cerâmica.  O minicurso será constituído de uma pequena parte teórica, na qual você poderá viajar entre diversas culturas que até hoje utilizam essa técnica. Em uma segunda etapa, na parte prática, você deixará toda sua criatividade aflorar podendo ou não se basear em um dos conhecimentos apresentados.

 

Ministrantes: Ingrid Carvalho Coss e Gabriel Vannozzi Brito

5. Design thinking: do planejamento a execução

A busca por inovação nas diversas áreas faz com que seja necessário a criação de projetos voltados para a resolução de problemas cotidianos. O Desing Thinking é constituído de processos que a término resultam em um produto funcional voltado a solução da problemática apresentada, centrado no ser humano e baseado na empatia.

 

Ministrantes: Beatriz dos Santos e Letícia Rodrigues Pinheiro

6. Etnobiologia e a percepção de diferentes povos e culturas sobre o meio ambiente

A Etnobiologia surge como um novo ramo da biologia que tem por objetivo estabelecer o contato entre as classificações biológicas com as percepções, conceitos e classificações feitas por povos de diferentes culturas que possuindo diferentes pontos de vista quanto ao meio em que vivem e que podem ser associadas ou não com nossa perspectiva cientifica. Neste minicurso serão apresentados os conceitos de Etnobiologia e de suas vertentes, além apresentarmos exemplos de distintas perspectivas culturais e os fatores socioculturais associados a elas.

 

Ministrantes: Cinara Aparecida Dias Ferreira e Carlos Alberto Travessa Junior

7. Agroquímicos: citotoxicidade e seus impactos na saúde humana

Os agroquímicos ou agrotóxicos são agentes químicos de diversas classes que visam combater pragas e enfermidades vegetais com intuito de aumentar a produção agrícola mundial. Esses agentes são utilizados e comercializados há décadas no Brasil estando presentes nos alimentos de origem vegetal que compõem a maior parte das refeições da população, independente de sua classe social. O minicurso busca a partir da observação e análise do tecido epitelial de Drosophila melanogaster identificar o possível desenvolvimento de processos carcinogênicos ocasionados pela exposição a diferentes concentrações de um agroquímico.

 

Ministrantes: Camila de Oliveira Castro, Gustavo Siconello Santos e Victor Antonio Ferreira Freire

8. Estresse na vida moderna: uma resposta adaptativa

Neste Minicurso teórico-prático vamos abordar de como o conceito de estresse tem sido amplamente utilizado nos dias atuais, tornando-se responsável por quase todos os males que nos afligem, fazendo uma retrospectiva do contexto histórico, para compreender o que as mudanças dos últimos 10 mil anos influenciou nas alterações das estruturas cerebrais e dos mecanismos fisiológicos e comportamentais do ser humano, e com isso busca-se responder a seguinte questão, o estresse é uma resposta adaptativa?

 

Ministrantes: Luciana Reis Birlini e Maria Emanuelle de França Antunes Reis

9. Ilustração científica: a arte como manifestação da ciência

A ilustração de animais e plantas iniciou-se nos primórdios da evolução humana, como observado em pinturas rupestres presentes em cavernas. Com o passar do tempo a ilustração se desenvolveu e, assim, surgiu à ilustração científica, que une duas áreas do conhecimento: arte e ciência. Atualmente, a ilustração científica é muita utilizada por pesquisadores que costumam recorrer ao trabalho de profissionais da ilustração para que os auxiliem nos procedimentos de elaboração de imagens. O presente minicurso busca proporcionar o conhecimento do uso de materiais, processos e linguagens na produção de ilustrações científicas, possibilitando assim o conhecimento sobre as suas diferentes aplicações e contribuições na produção de conhecimentos científicos. 
 

Ministrante: Mateus Estéfano Rodrigues

10. Desvendando a memorização por meio de técnicas e práticas

O minicurso abordará uma série de conteúdos teórico e prático sobre o funcionamento da memória anatomicamente e fisiologicamente, além de mostrar técnicas de otimizar a memória no dia a dia dos pessoas, como ferramenta de ensino, trabalho e aprendizagem, com uma abordagem neurobiologica e ambiental.

 

Ministrantes: Camila Ferreira e Pâmela Nascimento Menezes de Oliveira

Please reload

bottom of page